120 mil venezuelanos atravessaram a fronteira brasileira

autor Misto Brasília

Postado em 18/08/2018 20:42:35 - 20:34:00


Brasileiros durante protesto contra venezuelanos em Paracaima nesta manhã/Reprodução vídeo

Número é referente a um ano, quando a situação econômica da Venezuela começou a piorar

Com a grave crise política e econômica que atinge a Venezuela, centenas de milhares de pessoas têm deixado o país, a maior parte com destino à Colômbia e ao Equador. Entre 2017 e 2018, mais de 120 mil venezuelanos entraram em Roraima. Mais da metade deles já deixou o Brasil. Em julho, o governo brasileiro informou que 4 mil venezuelanos permaneciam em abrigos em Roraima.

O conflito deste sábado não foi o primeiro na região. Em fevereiro, um cidadão da Guiana foi acusado de ter ateado fogo em uma família venezuelana em Boa Vista. Em um vídeo divulgado no Twitter, um brasileiro que participa da queima de tenda diz “estamos expulsando os venezuelanos”. “Agora é desse jeito. Se não tem governante, se não tem autoridade por nós, nós que vamos fazer nossa autoridade. Fora venezuelanos!”

A crise na região tem levado o governo de Roraima a solicitar regularmente o fechamento da fronteira. Neste sábado, em nota, o governo local reiterou o pedido após o início do contlito em Pacaraima.

"A solução para a crise migratória só acontecerá quando o governo federal entender a necessidade de fechar temporariamente a fronteira, realizar a imediata transferência de imigrantes para outros estados e assumir sua responsabilidade de fazer o controle de segurança fronteiriça e sanitária”, disse o governo local, em nota. O governo também informou que enviou reforço policial para a região. (Da DW)


Treinamento de incêndio no Congresso Nacional nesta sexta-feira - parte dois
Treinamento de incêndio no Congresso Nacional nesta sexta-feira
veja +
Ibaneis fiz que sem reforma da Previdência DF será prejudicado
Presidente da comissão quer votar reforma da Previdência até fim de junho
Especialistas apontam relação entre gordura trans e aumento de doenças cardiovasculares
veja +